segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Call for papers do I Encontro Anual A Europa no Mundo - “Pela Paz !”(1849-1939)


I Encontro Anual A Europa no Mundo

“Pela Paz !”(1849-1939)


Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra

4 e 5 de Abril de 2013

 
Conferência de abertura por Maurice Vaïsse

 

Call for papers

 

Os encontros A Europa no Mundo resultam de uma parceria entre o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra - CEIS20 e o Instituto de História Contemporânea – IHC da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL. Estes encontros, anuais, realizam-se tendencialmente no mês de Abril, são temáticos e abertos à participação de todo o público interessado.

O tema escolhido para o encontro de 2013 foi “Pela Paz !” (1849-1939). O Encontro integra-se ainda no Programa do Centenário da Grande Guerra, organizado pelo Instituto de História Contemporânea, e no Programa internacional, coordenado pelo Imperial War Museu, de Londres, de que o IHC é parceiro.

No século XIX e no início do século XX as ideias de paz e os movimentos pacifistas dominavam as preocupações de muitos num contexto em que precisamente iria irromper de forma abrupta e brutal a I Guerra Mundial...

Como é que a efervescência pacifista coexistiu então com o deflagrar desse confronto à escala planetária?

Em que medida o crescendo dos conflitos estimulou os pacifistas? que se organizaram em movimentos vários, fazendo a sua propaganda em revistas e jornais, em associações, em fundações, em congressos...

O I Encontro Anual A Europa no Mundo realizar-se-á nos dias 4 e 5 de Abril de 2013, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. O Encontro internacional “Pela Paz !” (1849-1930), pretende ser um fórum de discussão aberto e pluridisciplinar, dedicado à apresentação de estudos e reflexões em torno da resolução pacifica e da prevenção dos conflitos, da arquitectura da comunidade internacional, dos agentes pacifistas, da cultura para a paz, a estética e a arte... Procurar-se-á ainda analisar os caminhos percorridos pela investigação cientifista, nacional e internacional, em torno do conceito de Paz, desde a primeira metade do século XIX até à década de 40 do século XX.

O Encontro reúne intervenções proferidas por conferencistas convidados e a apresentação de comunicações submetidas através de call for papers. Convidam-se todos os investigadores a participar neste Encontro, apresentando propostas de comunicação subordinadas aos seguintes temas:

-       Paz e Pacifismos
-       Movimentos pró-paz
-    Ideologia e correntes políticas
-    Arte e Estética da Paz
-    Paz e Cooperação
-    Federalismo e Universalismo
-    Religiosidade e laicidade
-    As Mulheres e a Paz
-    “Pela Paz !” – Campanhas e difusão

A selecção das propostas será orientada pelo propósito de garantir o máximo de qualidade e diversidade dos trabalhos.

Submissão de propostas: 20 de Janeiro a 14 de Fevereiro de 2013

Data de comunicação do resultado da submissão: 1 de Março de 2013

Enviar: título da comunicação, resumo (700 palavras), afiliação e currículo académico (1página)

Línguas do congresso: Português, Espanhol, Francês e Inglês

Cada comunicação terá a duração de 20 minutos (duração que poderá diminuir em função do número de propostas seleccionadas por forma a permitir um maior equilíbrio entre painéis).

Comissão Organizadora
Maria Manuela Tavares Ribeiro (CEIS20 e FLUC)
Maria Fernanda Rollo (IHC- FCSH)
Alice Cunha (IHC-FCSH)
Ana Paula Pires (IHC-FCSH)
Isabel Valente (CEIS20)
Joana Dias Pereira (IHC-FCSH)


Por favor envie a sua identificação (nome, filiação institucional e endereço electrónico) bem como o resumo da comunicação por e-mail para: forpeace18491939@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário